Definitivamente, nem todos os cafés NÃO são iguais e, muito menos, especiais! Você sabe a diferença entre um café tradicional/extra forte e um café especial?
O café tradicional e o café extra forte são aqueles que utilizam uma matéria prima com muitos defeitos e impurezas e, que são extremamente torrados. A torra excessiva, aliada com uma matéria prima ruim, traz um sabor bastante amargo ao café, além de um aroma característico. Assim, a maioria das pessoas adicionam bastante açúcar para conseguirem tomar esse tipo de café.
Já o CAFÉ ESPECIAL é aquele que preconiza uma qualidade máxima da matéria-prima e criterioso ponto de torra para preservação dos compostos benéficos e das características naturais do café: aquele sabor e aroma inconfundíveis! Além disso, o café especial passa por um protocolo sensorial, onde são analisados 10 atributos que recebem uma nota. Para ser considerado especial, o café tem que atingir o mínimo de 80 pontos, segundo a SCAA (Associação Americana de Cafés Especiais).
E agora, ficará mais fácil escolher qual tipo de café tomar?
Vamos de café especial!!!