Café não é só cafeína! Esta bebida, tão popular, apresenta em sua composição, importantes MINERAIS como: potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro, cobre, zinco e, muitos outros, além de vitaminas como niacina (vitamina do complexo B) e, é riquíssimo em COMPOSTOS BIOATIVOS, aqueles compostos químicos que exercem significativa atividade biológica no corpo humano.
Destes últimos, os mais estudados devido aos seus efeitos fisiológicos e repercussões sobre a saúde são os ácidos clorogênicos, os diterpenos cafestol e kahweol e a já tão conhecida cafeína. Assim, apesar da notoriedade deste último composto, o café contém uma série de outras substâncias mais importantes para o organismo humano e, inclusive, em maiores concentrações.
⠀
Mas, é fundamental registrar que, para se beneficiar desta rica bebida, deve-se consumi-la em quantidades moderadas e, sempre priorizando o uso de um café de qualidade. Aí, sem dúvida, a melhor escolha é um café especial por apresentar o mínimo possível de defeitos e impurezas, produzidos com cuidadosas técnicas.
Fontes de apoio:
Rev. Nutr., Campinas, 23(6):1063-1073, nov./dez., 2010
ENCARNAÇÃO, R.O; LIMA, D.R. O Café e a Saúde Humana. Brasília : Embrapa Café, 2003.